09/01/2020

GRAÇA SUFICIENTE

"A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo." (2 Coríntios 12;9)
Refletindo sobre o texto supra vem à luz uma lacuna, que sutilmente surge como efeito colateral à graça, cujo sentido descreve: "favor não merecido". Entretanto, devido o vício racional embriagado com autoestima, amor próprio e falso conceito do bem, a reação anímica induz conceber e comemorar a dádiva, como se fora meritória.
Neste caso há um apagão que escamoteia o verdadeiro sentido do termo. O demérito é camuflado, deixado de lado e o "mérito" colocado em evidência como sendo a "razão" pela qual, se alcança bênção de Deus. Esta infausta concepção induz pensar que o favor dispensado é devido o "valor" humano, entretanto, não percebe que a graça de Deus custou a morte de seu filho Unigênito, não devido a importância do ser humano caído, todavia, em razão da gravidade e profundidade do pecado e igualmente, por causa da miséria existencial na escravidão das trevas.
Portanto, o mal que se estabelece é a incapacidade de ponderar sobre o fato que a alma do crente foi resgatada da perdição eterna, ao preço do sangue inocente, pela morte de Cristo na cruz. Assim sendo, como pode uma sã consciência esquecer que o mérito é de CRISTO JESUS e não do homem? Tal concepção pela ingratidão, usurpa a glória de Deus e encobre a graça de CRISTO endeusando o "mérito" que na verdade é orgulho; ego exaltado.
No contexto, a palavra de Deus não deixa margem às dúvidas, porém, adverte: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é DOM de Deus; não de obras, (mérito) para que ninguém se glorie." (Efésios 2;8,9) Portanto, esta insanidade assenta-se no trono da glória mundana, que é vangloria. O aspecto deturpado dessa ingenuidade ou falta de percepção esconde o fato que, enquanto a Graça é deturpada, muitos agonizam e outros tantos morrem na des-graça e abandono.
Simultaneamente, apaga-se o bem aventurado dever, de não apenas usufruir desse favor imerecido, mas, de igual forma, dispensa-lo a outros que sofrem, de maneira que em tudo, Deus seja glorificado, para que todos saibam que sua misericórdia é infinita (lamentações 3;22) e seu amor incomensurável. Afinal, sempre que se dedica o Ágape, mesmo aos inimigos, isso fala alto e terá impacto na alma quebrando resistências, derrubando muralhas, abrindo portas e atraindo outros através do amor Deus, o qual, não consiste em palavras porém, em atitudes.  Isto é demonstrado pelo fato que "Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." (João 3;16)
No contexto é significativa a observação feita por escritor desconhecido: "A maior necessidade encontra em Cristo - o suprimento. A maior indagação - a resposta. A maior lacuna - o preenchimento. O maior vazio - A plenitude de satisfação. A miséria maior encontra em Cristo - a GRAÇA INFINITA!"
Destarte, aquele que entendeu o sentido da misericórdia de Deus está convicto que tudo é d'Ele, por Ele e para Ele. Portanto, resignar-se ante este fato, implica ser cheio da graça divina, sentir-se fortalecido e renovado, mesmo diante da fraqueza e adversidade, afinal é irresistível a retumbante consolação: "MINHA GRAÇA TE BASTA!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário