Reflexões

Diz um provérbio "Dá instrução ao sábio, e ele se fará mais sábio; ensina o justo e ele crescerá em entendimento". (Pv 9;9) No convívio social aquele que é bom observador e tem humildade aprende boas lições.
Com os tagarelas, se aprende o valor do silêncio com intolerantes exercita-se tolerância. Em face à maldade podemos mostrar a outra face praticando o bem. Como costuma-se dizer que o mundo é uma grande escola, podemos afirmar que nela aprendemos preciosas lições não obstante, algumas causarem dores e deixarem marcas profundas.
Entretanto, dizem os entendidos que há diferença entre escola e a Vida pois, naquela primeiro se aprende uma lição, depois se faz uma prova; na vida primeiro se passa pela prova e então, aprende-se uma lição.


PARA PENSAR

Diz um provérbio que existem três métodos para alcançar sabedoria: primeiro, por reflexão, que é o mais nobre; segundo, por imitação, que é o mais fácil; e terceiro, por experiência, que é o mais amargo.
Com base neste último, pondera-se que suportar privações, capacita-nos enfrentar dificuldades, com mais firmeza que qualquer que jamais experimentou sofrimento. Visto por esse prisma, adversidade também contribui para bom aprendizado bem como, para maturidade.
Afinal, aprender com sofrimento não é de todo ruim, pois, pode ser fundamental para o crescimento. Através dele aprendemos valorizar a vida e as coisas que deixamos, inadvertidamente de fazer. Antes que reclamar momentos "amargos", estejamos atentos para lição que podem nos proporcionar.
Convém pois, ponderar que neste mundo existem dois dias quando nada se pode fazer. Um se chama ontem; outro, denomina-se amanhã. Portanto, hoje é o dia propício para fazer o bem. No contexto diz a palavra de Deus para o dia de hoje: "se ouvirdes sua voz, não endureçais vosso coração” (Hb 3;15)
Jesus Cristo durante seu estágio terreno aprendeu pelas coisas que sofreu; o que não condiz com a filosofia da era cibernética. Diz o texto: "Ainda que era Filho, APRENDEU a obediência, por aquilo que padeceu. E, sendo ele consumado, veio a ser a causa da eterna salvação para todos os que lhe obedecem" (Hebreus 5:8,9)

Nenhum comentário:

Postar um comentário