18/01/2020

AMÁLGAMA DA FÉ - Assim como o amálgama resulta da mistura de mercúrio com outros metais, a ESSÊNCIA da vida cristã é fusão da Fé, Esperança e Amor Ágape.

“Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.” (1 Coríntios 13;13)

Nesta passagem encontra-se a essência da vida cristã, composta por fé, esperança e amor. Assim sendo, a ausência de qualquer destas virtudes, caracteriza um "cristianismo" oco, uma, esperança estéril, e uma fé morta. Afinal, não existe esperança sem fé e esta não sobrevive sem amor, visto que a fé atua pelo amor, conforme Gálatas 5;6.
Tem forte ressonância em todos os tempos a declaração do profeta Habacuque capitulo 2,4 que diz: "...o justo pela sua fé viverá." que se repete em Romanos 1;17, Gálatas 3;11, Hebreus 10;38, e continua viva durante o tempo denominado; hoje. 
Viver por fé implica a forma de SER do crente condicionada e ancorada no relacionamento correto com a graça de Deus, visto que é pela fé que nos aproximamos d’Ele. A palavra diz que "sem fé é impossível agradar a Deus , porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam." (Hebreus 11;6)
A fé capacita viver cada promessa de Deus, subjugar a carne, negar o mundo com sua concupiscência, resistir o diabo, vencer o mal com o bem, andar em espírito e verdade, ter discernimento espiritual, transportar os montes, alcançar o impossível, contemplar o Invisível, sair das trevas, para a luz, da morte para a vida, tornar-se herdeiro de todas riquezas de Deus em Cristo e por fim, a VIDA ETERNA, na Jerusalém Futura.
Portanto, devemos batalhar pela fé, visto que, combinada com esperança e amor forma o genuíno e mais poderoso amalgama, que é cerne e essência da vida com Deus, por Deus e para Deus. Não percamos pois, a fé, ela é ÚNICO meio que nos conduzirá ao fim bem aventurado. Neste caminho diz o texto sagrado: "agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face; agora, conheço em parte, mas, então, conhecerei como também sou conhecido. Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; mas o maior destes é o amor". (1ª Coríntios 13;12,13)
A consideração de um autor anônimo refletem bem esta verdade. "Não adianta olhar para o céu com muita fé e pouca luta. Que minha coragem seja maior que o meu medo, e que minha força seja tão grande quanto a minha fé. A luz que me guia é bem mais forte do que os olhos que me cercam. A fé sobe pelas escadas que o amor construiu, e olha pelas janelas que a esperança abriu.

"

Nenhum comentário:

Postar um comentário