16/03/2020

DESASSOSSEGO - O mundo está alarmado pelo surgimento do Corona Vírus, entretanto, é necessário nao dar asas ao desespero, mas, conservar os pés no chão e fé na providência divina.

No livro de Êxodo 6;9 está escrito que “Israel não atendeu as palavras do Senhor por causa da ânsia de espírito e de sua servidão.” O problema da ansiedade
Vírus
é característica dos tempos do fim, com o qual se aflige a humanidade. A causa primeira é o pecado e suas consequências. Neste estado a alma se angustia devido o que lhe falta, bem como, pela impossibilidade de realizar os objetivos e mesmo devido à falta do objetivo; Deus. Di
sso resulta pessimismo, ansiedade e medo.

A ânsia de espírito assemelha-se a um carro com vidros embaçados num dia nebuloso obstruindo a visibilidade, aumentando insegurança, e perplexidade. Segundo especialistas a ansiedade e uma antecipação de ameaça futura. Destarte, essa angústia rouba-nos o foco das promessas de Deus e inibe o discernimento espiritual. Neste estado, a fé em Deus fica abalada, visto que sintonizamos apenas a circunstância que nos aflige.

Israel estava focado nas circunstâncias e por isso, impedido de colocar em Deus sua confiança, pois, temia a fúria de Faraó, porém, Moisés lhes confortou dizendo: “Não temais; estai quietos, e vede o livramento do Senhor, que hoje vos fará; porque os egípcios, que hoje vistes, nunca mais tornareis a ver. O Senhor pelejará por vós, e vós vos calareis.” (Êxodo 14:13,14) Tem situações, que tudo que se deve e pode fazer é descansar na providência divina. Confiar em Cristo significa olhar além do que se pode ver. A Bíblia enfatiza que Moisés ficou firme como vendo o invisível (Hebreus 11;27)

Não é em vão que a palavra enfatiza: “Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças” (Filipenses 4:6). Devido o peso da ansiedade, o espírito se abate, a alma cai em depressão cedendo lugar ao desânimo e medo. Entretanto, aquele que está armado com fé reage como o salmista, que antes de questionar as circunstâncias volta para si mesmo dizendo: “Por que estás abatida, ó minha alma? E por que te perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, o qual é a salvação da minha face e Deus meu” (Salmos 43:5) Não percamos, pois, a esperança afinal, ela é o sonho do homem acordado, muito embora as vezes se faça acompanhar do medo.

Mesmo diante do alarme do Corona Vírus, que vem difundindo medo e espalhando pânico pela expectativa do que pode acontecer neste momento tenebroso que se abateu sobre o mundo deixando a Aldeia Global em perplexidade sem saber para onde ir. Se continuar assim as coisas caminham para uma formatação do “dia em que a terra parou” como cantou Raul Seixas, afinal, pouco a pouco, tudo está paralisando. E se fundir o motor do mundo, quem poderá consertar? Portanto, o medo que se abateu está inibindo a potencialidade, abordando sonhos e levando tudo à estagnação. É  hora de despertar do sono do condicionamento globalizado.

O conselho da palavra de Deus para todo aquele que sente angustiado é: “Lançar sobre ele toda ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1 Pedro 5:7). No contexto é oportuno lembrar um provérbio que diz: “Quando sofres muito, encara tua dor de frente. Ela te consolará e ensinará algo que precisas aprender”. Prosseguindo nesta linha contextual é ponderável o que diz o apóstolo Paulo : “...a tribulação produz a paciência, a paciência, experiência, e a experiência esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5:3-5)

Estejamos, pois, atentos para que ansiedade e medo não envenenem alma e espírito, de maneira que à semelhança de Israel estejamos focados antes nas adversidades que nas promessas do Senhor, antes nas circunstâncias que na providência do alto. Seja qual for a situação devemos lembrar que o Senhor está conosco todos os dias até a consumação dos séculos, e ainda Como disse alguém: “uma grande fé deve suportar grandes provas”. Ele não nos prometeu uma caminhada fácil. somente uma chegada certa. Não será alarmismos tipo Corona vírus que vai tirar o sossego, paz e segurança do verdadeiro cristão, afinal, temos a garantia da “Corona Vida” (Apocalipse 2;10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário